quinta-feira, 14 de julho de 2011

Massa para pães diversos

Essa é uma massa que sempre estou fazendo, eu encontrei o ponto ideal dos ingredientes, e fica com jeitinho de pão caipira/caseiro devido a quantidade de ovos que levam, e ainda mais gostoso quando são usados os ovos caipiras (com a gema bem escura).



Para fazer essa massa você vai precisar de:

1 kg de farinha de trigo
45 gr de fermento biológico (para pão)
1 colher de (sopa) sal
2 colheres (sopa) açúcar
3 ovos caipiras
500 ml de leite morno
100 ml de óleo

Modo de preparo:
Em uma vasílha/bacia coloque a farinha de trigo (deixe reservada a quantidade de 1 xícara de farinha), o fermento e o açúcar, dissolva e acrescente o restante dos ingredientes. Eu costumo misturar separadamente os ovos com o leite morno. Misture com o auxílio de uma colher/garfo até a massa ficar bem pesada. É hora de colocar a mão na massa! Com o restante da farinha que foi separada, acrescente aos poucos até soltar das mãos, e caso necessite acrescente mais farinha. Sobre uma toalha, faça bolinhas (eu uso a medida que minha mão consegue pegar). Deixe descansar por 20 minutos. Abra as bolinhas com o auxilio das mãos ou de rolo de macarrão. Recheie com o que você preferir. Eu utilizei requeijão tipo "catupiry", e também fiz com recheio de mortadela e queijo mussarella. Deixe crescer por mais 20 minutos. Coloque para assar em forno a 220º, e não tem necessidade de untar a forma. Se você gostar, você pode pincelar com 1 gema de ovo misturada com queijo ralado, ou orégano, ou então passar por gergelim.



Fica muito bom também fazendo sem recheio, em formato de bolinhas, ou bisnaguinhas ou então em forma de pão de forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário