sexta-feira, 29 de julho de 2011

Crostole

Esses dias me deu uma vontade de comer crostole, mas já estava cansada de sempre comprar nas padarias daqui de Tatui e nunca estar como eu gostaria, e resolvi experimentar uma receita que encontrei no site Tudo Gostoso. Os nomes são diversos para definir uma coisa só, uma massa frita, sequinha e açucarada. Chamam de Crostole, Crustoli, Grôstole, Cueca virada, Orelha de Gato.

Segue abaixo a receita

Crostole


Ingredientes:

3 ovos
1/2 xícara de (chá) açúcar
1/2 xícara de (chá) pinga
1 xícara de (chá) leite
1/2 xícara de (chá) margarina/manteiga (eu fiz com margarina Qualy)
2 colheres de (chá) fermento químico
1 pitada de sal
Farinha de trigo até dar ponto de soltar das mãos.

Modo de preparo:
Em uma bacia, misture os ingredientes e adicione a farinha de trigo até soltar das mãos. Deixe repousar uns 10 minutos e abra com auxílio de um rolo ou de cilindro. Eu utilizei o cilindro pela praticidade e por conseguir espessura uniforme. Utilize farinha de trigo para não grudar a massa no cilindro. Corte em formato retangular ou triangular, e faça uma pequena abertura no centro. Utilize carretilha de massas. Vire um dos lados para dentro. Frite em óleo quente e passe pelo açúcar misturado com canela. Sirva no café da tarde, e acompanha muito bem café ou chá.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Massa para pães diversos

Essa é uma massa que sempre estou fazendo, eu encontrei o ponto ideal dos ingredientes, e fica com jeitinho de pão caipira/caseiro devido a quantidade de ovos que levam, e ainda mais gostoso quando são usados os ovos caipiras (com a gema bem escura).



Para fazer essa massa você vai precisar de:

1 kg de farinha de trigo
45 gr de fermento biológico (para pão)
1 colher de (sopa) sal
2 colheres (sopa) açúcar
3 ovos caipiras
500 ml de leite morno
100 ml de óleo

Modo de preparo:
Em uma vasílha/bacia coloque a farinha de trigo (deixe reservada a quantidade de 1 xícara de farinha), o fermento e o açúcar, dissolva e acrescente o restante dos ingredientes. Eu costumo misturar separadamente os ovos com o leite morno. Misture com o auxílio de uma colher/garfo até a massa ficar bem pesada. É hora de colocar a mão na massa! Com o restante da farinha que foi separada, acrescente aos poucos até soltar das mãos, e caso necessite acrescente mais farinha. Sobre uma toalha, faça bolinhas (eu uso a medida que minha mão consegue pegar). Deixe descansar por 20 minutos. Abra as bolinhas com o auxilio das mãos ou de rolo de macarrão. Recheie com o que você preferir. Eu utilizei requeijão tipo "catupiry", e também fiz com recheio de mortadela e queijo mussarella. Deixe crescer por mais 20 minutos. Coloque para assar em forno a 220º, e não tem necessidade de untar a forma. Se você gostar, você pode pincelar com 1 gema de ovo misturada com queijo ralado, ou orégano, ou então passar por gergelim.



Fica muito bom também fazendo sem recheio, em formato de bolinhas, ou bisnaguinhas ou então em forma de pão de forma.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Bolo de Abacaxi com Ameixas

Fiz esse bolo para comemorar o aniversário da minha mãe no dia 09 de julho.
Me surpreendi pelo sabor que ficou!!!

Bolo de Abacaxi com Ameixas



Ingredientes da massa:

3 ovos
1 xícara de (chá) leite
3/4 xícara de (chá) óleo
2 xícaras de (chá)  açúcar
2 xícaras de (chá) farinha de trigo
1 colher de (sopa) essência de abacaxi
1 colher de (sopa) fermento em pó

Modo de preparo:
Na batedeira coloque os ovos, e bata bem até ficar bem espumado, acrescente o açúcar e bata até branquear. Aos poucos acrescente o leite e o óleo alternando com a farinha de trigo. Bata bem até a massa fica homogênea e acrescente a essência de abacaxi. Com o auxílio de uma colher ou fue, agregue o fermento à massa. Leve em forno pré-aquecido a 180º e em forma untada e enfarinhada. Assa em uns 25 minutos. Reserve.

Ingredientes para o recheio de abacaxi:

1 abacaxi picadinho
1 xícara de (chá) açúcar cristal
1 xícara de (chá) água
3 cravos da índia

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo médio até cozinhar bem, aproximadamente 20 minutos. Caso necessite de água para mais tempo de cozimento, acrescente. Mas deixe bem sequinho esse recheio. Reserve.

Ingredientes para o recheio de creme:

1 litro de leite
1 gema peneirada
1/2 xícara de (chá) açúcar
1 xícara de (chá) doce de leite (usei doce de leite caseiro que foi feito no fogão a lenha)
4 colheres de (sopa-rasa) amido de milho
1 colher de (café) essência de baunilha
1 colher de (sopa) manteiga sem sal
1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo:
Em uma panela fora do fogo, coloque o leite e o amido, deixe hidratar e mexa. Coloque em seguida o açúcar e o doce de leite e a gema passada pela peneira. Adicione a essência de baunilha e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Desligue o fogo e coloque a manteiga e mexa muito bem até o creme ir esfriando. Quando estiver morno, coloque na batedeira com o creme de leite e bata até incorporar bem. Reserve.

Ingredientes pata o recheio de ameixas:

10 ameixas secas
1 xícara de (chá) água
2 colheres de (sopa) açúcar
2 cravos da índia
1 pedaço pequeno de canela em pau

Modo de preparo:
Em uma panela pequena, adicione todos os ingredientes e leve ao fogo até abrir fervura e deixe por 5 minutos. Coe e utilize o caldo para regar o bolo. Reserve as ameixas sem caroço.

Montagem:
Corte o bolo ao meio (horizontal). 1ª parte, ja coloque na travessa que for servir, polvilhada com açúcar. Coloque sobre a massa o recheio de abacaxi bem distribuido.

Em seguida, coloque o creme, uma camada generosa (reserve uma quantidade para cobrir), sem deixar ir para as bordas(para não escorrer).
Depois coloque as ameixas abertas sobre o creme.


Cubra com a outra camada do bolo para finalizar. Regue a massa com a calda do cozimento das ameixas.Coloque uma tira de papel manteiga/aluminio/acetato na borda do bolo.

Espalhe uma camada fina de creme para cobrir o bolo e leve para gelar.

Retire a tira de papel, e com o bolo ja resfriado passe novamente uma camada de creme nas laterais do bolo. Como cobertura utilizei 2 caixinhas pequenas de chantilly Amélia. Confeitei e decorei com coco seco queimado, bala de leite moida e lascas de chocolate branco. Volte para gelar. Sirva gelado.

Ficou muito bom.




sexta-feira, 8 de julho de 2011

Abobrinha Recheada

Esta é uma receita que pode ser utilizada tanto a abobrinha ou o pimentão, porém a abobrinha você utilizará a pimenta síria no recheio. Adoro essa mistura de sabores, fica tão incrível ao nosso paladar.

Segue a receita de:


 Abobrinhas Recheadas



Ingredientes:

7 a 8 Abobrinhas tipo "italiana" (Retirar o miolo e reservar, uma parte você coloca na carne moída e o restante você pode aproveitar e utilizar em um caldo de abobrinhas que fica ótimo)






Para o recheio:
200 gr de carne moída
1/2 cebola picada
1/2 tomate sem pele e sem semente picado
1/2 copo de arroz cru
Sal tempero à gosto
Alho amassado à gosto
Pimenta síria  à gosto
Cheiro verde e Hortelã picadinhos à gosto
3 colheres de sopa de óleo
A polpa de 1 abobrinha (que foi retirado o miolo)

Misture todos os ingredientes em uma vasilia .









E recheie as abobrinhas.









Para o refogado:

4 colheres de (sopa) azeite
1/2 cebola picada
2 tomates sem pele e sem sementes picados
Alho e sal tempero à gosto
2 limões expremidos
Hortelã a gosto picadinho

Coloque os ingredientes na panela pela ordem: azeite, as abobrinhas ja recheadas, cebola, tomate, alho, sal, hortelã e limão. Tampe a panela e leve em fogo médio por uns 40 minutos, até você perceber que o arroz do recheio esteja bem cozidinho. Sempre mantenha a panela tampada e vire as abobrinhas caso seja necessário.



Pozole "Brasileiro"

Olá Amigos!
Hoje, domingo 03 de julho de 2011, elaborei uma receita adaptada para o Brasil de Pozole, um prato típico e muito apreciado no México.
Segue a receita:




Pozole Brasileiro

Elaborado por: Eugênia Campos






Ingredientes:

500 gr de canjica branca (deixar de molho por 12 horas e cozinhar com água em quantidade suficiente por aproximadamente 40 minutos), no México eles utilizam um milho tipo: CHOCLO
1 kg de carne de porco (pode-se usar pernil em cubos, eu usei suã e selei ele por uns 15 minutos) marinado com temperos por uns 2 dias.
Para refogar:

4 colheres de sopa de óleo
200 gr de bacon ou tocinho defumado picadinho
1 cebola grande picadinha
1 tomate sem sementes picadinho
3 dentes de alho picadinhos
2 a 3 unidades de pimenta guajillo (tipo pimenta mexicana seca ao sol)* - batida no liquidificador com a água da fervura e coada. Caso não encontre substitua por pimenta tipo dedo de moça e calabreza.
Especiarias:

4 folhas de louro
Tomilho à gosto (1 colher de sopa)
Orégano à gosto ( 1 a 2 colheres de sopa)
Para finalizar:
Coentro à gosto picadinho

Modo de preparo:

Deixe a canjica de molho por 12 horas aproximadamente e cozinhe com água o suficiente até ficar bem macia, uns 40 minutos.
Na panela que for utilizar para o preparo do pozole, coloque uma pequena quantidade de óleo para selar a carne e caso necessite acrescente um pouco de água quente para dourar-la. Retire a carne já selada e pré cozida e reserve. Nessa mesma panela, sem lavar para aproveitar o fundo que se formou ao selar a carne, comece a refogar os ingredientes, bacon ou o tocinho picadinho e após dourar bem, acrescente a cebola, o tomate, o alho, as especiarias e acrescente a pimenta batida, mexa bem e acrescente a canjica cozida, e acrescente aproximadamente 1 litro de água quente ou o suficiente para cobrir a canjica. Deixe ferver e acrescente as carnes e vá cozinhando e acrescentando água quente a medida que for precisando. Cozinhe mexendo aos poucos, por 1 hora ou até que a canjica esteja bem molinha e a carne esteja bem cozida. Acrescente o coentro mexa bem e sirva em seguida.
SERVIR COM: Alface fatiado bem fininho, pimenta calabresa seca, cebola picadinha, rabanete picadinho, orégano, sal se necessário e suco de limão.
*Tenho essa pimenta porque ganhei de uma amiga mexicana

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ratatouille

Uma das receitas mais fáceis, e versáteis que existem. eu adoro fazer Ratatouille pela suavidade e simplicidade. É tão perfumado e sem segredo nenhum. Cada um pode preparar com legumes que preferir, e sempre combinando.

Para o preparo do Ratatouille eu utilizei:
1 berinjela grande fatiada e cortada ao meio (caso precise corte ao meio novamente)
2 abobrinhas tipo itaiana fatiada em rodelas
2 abobrinhas tipo italiana amarela fatiada em rodelas
2 cebolas fatiadas em rodelas e cortadas ao meio (caso você utilize cebola grande)
1 tomate em fatias finas.

Para o azeite de ervas:
1 e 1/2 xícara de azeite
1 colher de (sobremesa) açafrão da terra
1 colher de (sobremesa) orégano
1 colher de (sobremesa) manjericão desidratado
1colher de (sobremesa) tomilho desidratado
1 colher de (sobremesa) manjerona desidratada
4 dentes de alho expremidos
1 colher de (sopa-rasa) sal
1 colher de (café) de pimenta calabresa
Pimenta do reino (moída na hora) à gosto
1/2 sachê de caldo de legumes em pó
Amasse todos os ingredientes com auxílio de um amassador de alho para que todos os ingredientes soltem o sabor. Caso você prefira utilize outras ervas aromáticas, se não gostar de pimenta pode retirar.
Organize as fatias dos legumes, 1 a 1 como mostra a foto abaixo:


Prepare o azeite de ervas e distribua sobre os legumes. E leve ao forno com papel alumínio por 30 minutos a 180ºC.


Após os 30 minutos, retire o papel alumínio e deixe no forno a 180ºC por mais 1 hora. Troque-os de assadeira, pois eles perdem líquido e caso você deixe mais tempo na mesma assadeira do inicio do preparo elas começam a queimar. Coloque em refratário se preferir. E deixe por mais 30 minutos na mesma temperatura.


Ratatouille é ótimo como antepastos, ou com qualquer tipo de carne ou até então saladas. Consuma frio ou quente. Como você preferir. Use a imaginação e troque os legumes se preferir.




Risoto de Frango e Brócolis

Preparei para o almoço de hoje, algo bem suave e prático.



Risoto de Frango e Brócolis

Segue a Receita:

Ingredientes:

200 gr de filet de frango picado
4 colheres de (sopa) azeite
1/2 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 e 1/2 xícara de (chá) arroz arbóreo
+ou- 1 litro de caldo de frango (eu usei 1 tablete de caldo de galinha) quente
2 xícaras de (chã) brócolis cozido e picado
Sal tempero à gosto
Para finalizar:
1 colher de (sopa) manteiga
50 gr de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
Em uma panela aquecida coloque o azeite e doure o frango. Acrescente a cebola e o alho e deixe refogar. Em seguida adicione o arroz arbóreo e mexa. Aqui nesta etapa você pode adicionar 1/2 xícara de (chá) vinho branco seco (eu não tinha por isso não coloquei).  Coloque aos poucos o caldo e adicione o sal a gosto, e mexa sempre. Após 10 minutos aproximadamente, quando o arroz estiver próximo ao ponto ideal, acrescente o brócolis e mexa. Coloque sempre que for preciso o caldo. Para finalizar acrescente a manteiga para aveludar e o queijo, mexa bem e sirva em seguida.

domingo, 3 de julho de 2011

Vamos Cozinhar!!

Olá meus amigos.

Este blog foi criado para divulgar as receitas e para divulgar a minha paixão pela cozinha, por cozinhar e por amar o que faço. Gostaria também de receber comentários sobre as receitas, criticas, sugestões, e pedido de receitas para divulgar no blog.
Me coloco a diposição caso você precise alguma ajuda na cozinha, receber amigos em sua casa, sugestões de cardápio para festas e reuniões, entre outros ítens que se encaixam com alimentação e comer bem.
Mãos a obra! Panela, colher, faca, alimentos e temperos, além de muita criação.

Contato:

emccampos@hotmail.com
@gemariatti
http://facebook.com/emccampos